sexta-feira, 28 de julho de 2006

O embate político

Movimentos sociais não criminalizados e livres para manifestarem-se e influirem na elaboração de políticas públicas; ampla liberdade de imprensa e de expressão; vitalidade da vida democrática; o Estado sensível à pressão popular. Esse era o contexto sociopolítico dos anos que se antecederam ao Golpe de 64. E também descreve bem a atual realidade brasileira.

O que mais em comum têm esses dois períodos históricos é o comportamento golpista e antidemocrático dos segmentos sociais conservadores. Agora, matizados pela Imprensa “mainstream” e mimetizados pelas classes médias alienadas ou acríticas. Na nossa democracia meia-boca, assim também o é a nossa liberdade de expressão – só para aqueles que detêm os meios de comunicação, bem entendido.

Portanto, o atual debate político, de fato um monólogo, onde a um só lado é concedido o direito à voz, está ceivado por inverdades, meia-verdades, omissões de verdades e mentiras deslavadas, consoante a conveniência dos interesses econômicos e ideológicos – do patrão, frise-se.

Porque a crer no discurso oficial da “opinião pública”, eufemismo inventado para legitimar as atitudes conservadoras, que consiste antes em “opinião publicada” - aliás, cada vez mais privada, como tanta coisa no Brasil de liberalismo parcial (sempre quando conveniente) –, o Governo Lula é o mais corrupto, o mais incompetente, o mais fisiológico, em suma, o pior que se tem notícia nesse Brasil. Pior para quem? Seria interessante se eles fossem um pouco mais explícitos (desconfio que, ainda assim, a nossa classe média, intelectualmente limitada, não entenderia a mensagem).

Percebe-se que o discurso do nada mudou interessa sobretudo àqueles que mais perderam com as mudanças ocorridas nos últimos anos; o discurso de que não existe mais “direita” e “esquerda” convém... à direita! E a manutenção da rota de transformação, em que se encontra o Brasil, depende da percepção por parte dos setores progressistas e populares dos interesses em jogo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anônimo disse...

Here are some links that I believe will be interested