sábado, 15 de março de 2008

Mesa redonda virtual

Tudo começou quando eu pedi notícias do Leão da Ilha a Rodrigo. A partir daí, com Mateus e Diogo incluídos na troca de E-mails, desenvolveu-se uma verdadeira mesa redonda virtual do mais alto nível, malgrado a torcida explícita dos particiapntes, na qual fiquei só de observador privilegiado. Guardei tudo e compartilho aqui com os amantes de futebol leitores desse blogue e também pra que fique registrado pra eternidade. Daqui a alguns anos a gente relê isso para comparar com o caminho que terá sido traçado pelo futebol pernambucano... Enjoy:


Rodrigo:


berna, o campeonato tá muito fácil, pra variar. faz mais de um ano e meio que o sport não sabe o que é não liderar o pernambucano. em 2006 o sport liderou todo o segundo turno. em 2007, o sport liderou todo o campeonato. agora, em 2008, o sport é líder desde a primeira rodada.
hoje a ilha tava bonita.. luciano henrique reestreou e jogou bem. era o jogador que tava faltando no meio de campo do sport. acho que agora só falta entrosamento mesmo. o time tá muito bom, po. a gente só tá com medo de que aconteça a mesma coisa do ano passado, quando o sport foi bem no pernambucano e os jogadores acabaram sendo vendidos durante o brasileiro.

outra coisa que tá bonita no sport é a administração. tá totalmente mais profissional. em 2006, quando anunciaram o nome do presidente atual (milton bivar, irmão de luciano bivar, ex-presidente) , todo mundo achava que não ia mudar nada. mas, po, tudo tá começando a mudar.. boa parte da ilha já foi reformada (ampliação das cadeiras), muita coisa já tá sendo construída (por exemplo, a nova loja do sport, que dizem que vai ser tipo as lojas dos clubes europeus e deve gerar uma boa renda), o novo centro de treinamento já tem terreno certo (finalmente o sport vai ter divisão de base de novo), o mastro que vai ostentar a bandeira do sport tá sendo finalizado (a lenda é que vai poder ser visto de todos os pontos da cidade haha), novos patrocínios tão sendo fechados (a lotto, empresa italiana, eu acho, fechou um contrato pra produzir a nova camisa do sport. finalmente nos livramos da topper haha) e, o mais importante, o sport tá voltando a ser aquele time que todo jogador quer jogar.. paga o salário em dia, tem uma boa estrutura, tem tradição, etc. po, com isso tudo, a torcida tá voltando a lotar o estádio em qualquer jogo.

hoje foi 2x0.. agora vamos pra segunda fase do segundo turno como líderes (grande novidade!), mas nem me peça pra explicar o regulamento do campeonato, porque até agora eu não entendi. só sei que o sport tá ganhando tudo e vai ser campeão de novo (tri).
PST!


Diogo:

mas rapaz... minha rubro-negrice foi colocada em dúvidas?
o email abaixo de rodrigo mostra o que está ocorrendo no futebol brasileiro: os clubes estão buscando um investimento maior no marketing para obter maiores receitas e financiar seu departamento de futebol. de fato, a atual gestão tem se diferenciado das passadas nesse sentido, mas uma coisa terá que ser posta a prova, ainda. e é nesse ponto que o náutico encontra-se mais a frente do que o sport.
quando a atual gestão passar o bastão, quanto dessas inovações serão abraçadas pelos novos dirigentes? haverá continuidade daquilo que provadamente funcionou? no náutico, passaram-se alguns presidentes e a política de investimento na base continua; o projeto de profissionalização do futebol, contratando profissionais para tocar o departamento de futebol, por exemplo, também continua. ou seja, quero dizer que no sentido profissional da coisa o náutico está um pouco mais avançado que nosso leão. mesmo tendo uma realidade financeira mais apertada o que impede a diretoria alvi-rubra de executar outras idéias que o sport teria maior facilidade.
pelo sport, tudo!
abraços.


Mateus:

diogo, sinceramente, não consigo enxergar esse profissionalismo todo da barbi. pra mim futebol é resultado, então, vendo por aí, onde estão os resultados delas? ficar na primeira divisão?! isso não é título... pra mim, que sou rubro-negro, é obrigação, e quem não enxerga assim é porque torce prum time pequeno, caso das barbis. dá uma sacada nos fóruns delas, algo que faço de vez em quando pra me divertir, e tu não vai ver ninguém dando esse apoio total à diretoria etc. o que mais vejo é a galera pedindo a cabeça de todo mundo. de que adianta, então, esse suposto profissionalismo, esse investimento todo de base? lembrando que o náutico tinha um time misto na copa pernambuco do ano passado e perdeu pro time de juniores do sport. bom, posso não entender as nuances da parada, mas pra mim, como já disse, o que importa são os resultados, e acho que isso sim é consequência do profissionalismo profissional que rola no sport, que é um time que conquista coisas, heheh...

sacasse o basquete feminino? quase chega na final do brasileiro com uma folha salarial que é menor do que o salário de uma jogadora do ourinhos, time que desclassificou o sport. então, não ter dinheiro não é desculpa, tem que ter raça, determiniação, gana de vencer! conceitos que nem fazem sentido para as rosadas...

saudações rubro-negras!


Diogo:

mateus, falaste algo que vale, mesmo, ressaltar. é o investimento da atual gestão nos esportes amadores. tu mencionaste o basquete, mas o vôlei, apesar de perder todas, está disputando a superliga nacional. é é realmente do caralho!
temos que considerar que o sport não só tem uma estrutura muito superior à do náutico e ainda conta com o apoio do C-13. isso faz uma diferença enorme! e vamos lembrar que náutico e sport conquistaram a mesma coisa do brasileirão do ano passado: nada. ambos ficaram ali, no limbo. um time tem uma estrutura superior, mais dinheiro, mas no final ficou numa posição igual a um time pequeno, sem dinheiro, etc. a diferença disso é a gestão.
mas eu concordo contigo. a atual gestão mostra uma evolução significativa com relação às anteriores. mesmo de longe, percebo um pouco isso.
saudações!


Mateus:

no brasileiro o sport teve o time desmontado umas três vezes por causa do olho grande da galera em cima da gente, por isso a campanha frustrante. mas, vale lembrar, que ano passado o sport teve pelo menos dois títulos: o bicampeonato e a copa pernambuco. e a barbi?

PST!


Rodrigo:

acho que também vale lembrar que o sport é o único time grande de pernambuco que paga o salário dos funcionários do clube (incluindo jogadores, comissão técnica, etc) em dia. pelo que me lembro, o náutico, no ano passado, teve até greve dos jogadores do elenco profissional de futebol. claro que o náutico tem uma receita muito inferior a do sport, mas uma gestão responsável não se compromete com valores que não consegue pagar. lembrando que o elenco do náutico tinha uns 40 jogadores, ou seja, praticamente saia contratando jogador na doida. o sport fez isso em 2000, quando apostou que ia conseguir uma vaga na libertadores (e quase conseguiu duas vezes) pra pagar as dívidas que tinha feito durante o ano e acabou se fudendo. claro que a campanha de 2000 foi linda, mas foi meio irresponsável. em 2001, quando todo mundo pensava que o sport ia conseguir o hexa e tal, o clube teve que fazer um elenco fraco pra não gastar demais. acabou entrando numa crise que durou quase 5 anos.
em relação aos esportes amadores, não tem nem comparação, e isso desde há muito tempo. eu me lembro que na época que eu jogava os campeonatos pernambucanos de basquete (mirim, infantil, sub-18, essas coisas), o sport era um time muito superior aos outros, só brigava com o clube português, que na época tinha uma certa estrutura pra basquete e hóquei, hoje é só uma casa de shows. a superioridade do sport não era só no nível técnico dos jogadores, era no padrão que o time utilizava, as bolas que eles usavam no treino, existia uma comissão técnica, um médico em quadra, etc. e isso é um exemplo de divisão de base de esporte amador. bem, perdi minha linha de raciocínio, mas é isso aí, vou trabalhar haha

Diogo:

isso de excesso de jogador é foda. o sport, mesmo, ano passado teve umas trocas de técnico (gallo, giba, geninho) que compromete qualquer planejamento. o náutico não chega a ser nenhum santa cruz, mas é um time fudido, sem dinheiro para investir. por isso que termina não tendo um programa mais abrangente e eficiente de formação de jogador. o sport, não. é quase uma obrigação investir na base e em esportes amadores. é outro nível. e outra: o sport só é grande em Pernambuco, mesmo. não gosto de celso roth... acho que ele faltou com respeito ao sport quando declarou que o sport é time mediano. mexe com o orgulho, né? mas o sport é isso. mediano. tem um potencial do caralho, mas precisa de verba, precisa de profissionais pensando o dia-a-dia e o longo-prazo do clube, precisa fazer mais parcerias, ampliar o mercado... isso é que vai torná-lo grande. o sport tem uma base muito pequena de torcedor diante das possibilidades. era para termos torcedor na paraíba, em alagoas, no rio grande do norte... isso ficando nas redondezas, sem ir até o maranhão, piauí. isso é pensar grande. não achar que ganhar uma competição desgastada como o pernambucano é alguma coisa. aí, em seguida, perde os melhores jogadores e briga para não cair no brasileirão. porque ilude-se aquele que o sport brigou por vaga na sulamericana... afinal, o time livrou-se do rebaixamente definitivamente nas últimas rodadas do campeonato.
mas eu acho que o sport está em ascensão no sentido de que tem aplicado melhor seus recursos (base, esportes amadores, ações promocionais, parceiros interessantes como a Lotto...). e aí está em vantagem em cima do náutico justamente porque tem mais estrutura para isso.
mas vamos que vamos... que a profecia de vocês, de que 2008 será um excelente ano, se concretize.
abraços!


Mateus:

realmente, diogo, o sport é um time mediano sim. é fanatismo demais achar que é grande, apesar de algumas conquistas que o colocam no hall dos grandes , como o brasileiro de 87. mas, enfim, é como tu tás dizendo, as coisas tão mudando, o raciocínio é sim a longo prazo, os investimentos são melhor planejados agora, mesmo que alguns não dêem resultados. mas acho que tudo na vida é assim, tentativa e erro. hoje em dia pode-se dizer que o sport erra menos, vide os resultados que já citamos nos outros emails. quanto ao fator torcerdor rolou uma pesquisa que deu resultados engraçados, o sport inclusive fez um outdoor pra tirar onda. em pernambuco, por exemplo, a segunda maior torcida não é nem do santinha nem da barbi, é a do corinthians, em terceiro lugar parece que vem a do flamengo e só depois as duas coitadas. acho que isso já é um demonstrativo da "grandeza" do sport nesse aspecto, já que a gente sabe que quem acaba definindo quem torce pra quem é a globo, transmitindo pro interior os jogos de rio e são paulo. isso tá mudando também. é... acho que é isso. ah! só lembrando que o sport lutou sim pela sul-americana no brasileirão passado: na última rodada bastava uma vitória simples em cima do juventude, o que não ocorreu. do rebaixamento o sport acho que já tinha se livrado muito antes, já que a luta entre corinthians e goiás pra ver quem caía começou cedo, tipo umas cinco, seis rodadas antes de acabar o campeonato, isso com a barbi ali, de olho também no rebaixamento, algo que desse ano elas não escapam!

PST!

7 comentários:

Barbie disse...

Galera, eu sou alvi-rubro mas não sou gay, ok?
É chato ser acusado de gostar de homem só pq eu gosto de homem. Ora bolas! que, por sinal, eu gosto de ter na boca.

Guilherme Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bernardo Jurema disse...

hmmm, me pergunto quem terá sido o autor do primeiro comentário!

Guilherme Rocha disse...

Muito bonito ver os companheiros rubro-negros trocando aquela idéia marota.

p.s. também me pergunto quem é esse alvi-rubro.

ana disse...

gostaria de ouvir nossos comentaristas rubro-negros:

por que o futebol pernambucano nao deslancha nacionalmente?

tem torcida aguerrida, tem santinha, tem até barbies, mas sistematicamente se embola no meio de campo da mediocridade...
ana

underskin disse...

e essa bolsa ditadura?

yes1 disse...

AV,無碼,a片免費看,自拍貼圖,伊莉,微風論壇,成人聊天室,成人電影,成人文學,成人貼圖區,成人網站,一葉情貼圖片區,色情漫畫,言情小說,情色論壇,臺灣情色網,色情影片,色情,成人影城,080視訊聊天室,a片,A漫,h漫,麗的色遊戲,同志色教館,AV女優,SEX,咆哮小老鼠,85cc免費影片,正妹牆,ut聊天室,豆豆聊天室,聊天室,情色小說,aio,成人,微風成人,做愛,成人貼圖,18成人,嘟嘟成人網,aio交友愛情館,情色文學,色情小說,色情網站,情色,A片下載,嘟嘟情人色網,成人影片,成人圖片,成人文章,成人小說,成人漫畫,視訊聊天室,性愛,a片,AV女優,聊天室,情色