quinta-feira, 13 de julho de 2006

A Copa da PUMA




A Puma sagrou-se campeã com a Itália derrotando a Adidas, patrocinadora oficial do evento. Ambas as empresas alemãs e, curiosamente, da mesma família: Dassler. Os irmãos Dassler brigaram na época do governo nazista e cada um seguiu seu rumo.


A Puma dominou a Copa do Mundo 2006. Foi quem mais forneceu material esportivo para seleções desta Copa, apresentou os desenhos mais inovadores com uma grande visibilidade à marca: o Puma estava estampado na parte frontal da camisa, bem como nos ombros o que permitia ser visto de vários ângulos, de todas as câmeras. Para mim, a Puma ainda fez o uniforme mais bonito desta Copa: o da seleção de Costa do Marfim.


A Adidas teve o segundo e o terceiro colocado, vestiu os árbitros e teve a bola, personagem de grande visibilidade nesta Copa. No entanto, apesar de todo o investimento, não conseguiu estar totalmente associada ao mundial nos olhos dos telespectadores.


A Nike, por outro lado, ficou em quarto lugar na Copa com a inesperada seleção de Portugal. Apostou suas fichas na equipe que mais desapontou nesta Copa, a brasileira, e teve suas expectativas de maior visibilidade frustradas. Entretanto, curiosamente, uma pesquisa indica que a Nike foi a empresa de material esportivo mais associada à Copa pelos torcedores.


Particularmente, a Puma continua tendo ganhado mais com esta Copa. Levou o título, levou o maior número de equipes, fez os melhores desenhos, firma-se como uma grande marca do meio futebol. Em 2008, na Eurocopa sediada por Áustria e Suíça, a Puma vestirá a campeã mundial e as seleções dos dois países-sede. Em 2010, na Copa da África do Sul, a Puma voltará a vestir a atual campeã mundial e, dependendo de como renovar seus contratos, poderá vestir a maior parte das seleções do continente africano. Enfim, a Copa foi da Puma. Do irmão Dassler que apoio o governo nazista.

6 comentários:

slavo disse...

A adidas não é francesa não? Telespectadores de onde? Não sei, achei a copa ficou mais associada a adidas, principalmente por conta da bola. Eu nem sabia q Puma ta na parada, só me lembrava da Nike e Adidas.

slavo disse...

vem cá ,a Letícia não escreve aqui não é ? vou m'embora!!Oxi!

Bernardo Jurema disse...

bem interessante essa análise, diogo, porque dá um enfoque a um aspecto que eu nem tava muito ligado.

Bernardo Jurema disse...

A Adidas é alemã, mesmo, Jorge. A pesquisa à qual me refiro foi realizada com o público brasileiro, apenas. O fato de você na lembrar da Puma me assusta, cara!! Afinal, a Itália foi a campeã e também estava com um uniforme "maneiríssimo"! ;)

Quanto a Letícia, eis uma boa questão, velho... por onde anda?? No flog de Bernardo, vemos que está muito ocupada tentando arrumar aquela van...

Bernardo Jurema disse...

Vale acrescentar mais uma coisa que Jorge mencionou. A análise publicada é mais referente ao público brasileiro. Se fizermos uma análise global do negócio, de fato a Adidas, por ter sido a patrocinadora oficial, teve muito mais visibilidade e ganhou bastante "share of mind".

Quis levantar a bola da Puma porque a empresa gastou infinitamente menos do que a Adidas e conseguiu atingir resultados muito bons de visibilidade. Sem falar que ela ganhou muito mais "share of mind" do que a Adidas, simplesmente por, antes da Copa, não ter tanta ligação com o futebol. Agora ela tem.

Anônimo disse...

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