domingo, 21 de outubro de 2007

Notícias d'além-mar
Meu pai comenta a palestra do Presidente Lula a empresários em Luanda:

Ontem assistir uma palestra/discurso de Lula, aqui em Luanda. Foi um sucesso, o publico (empresários brasileiros e angolanos) riu e aplaudiu várias vezes.

Os negócios entre Brasil e Angola duplicaram, da primeira vinda dele, em 2003, até hoje. O Brasil é hoje o quarto maior exportador para Angola: passou de USD 2,6 Bi, para USD 5 Bi. Também é hoje o terceiro maior importador de Angola (por causa do Petróleo). Ele se disse indignado que Portugal (segundo maior exportador para Angola) exporte tanto material de construção para Angola e o Brasil, tão pouco! Também citou exemplo da Coreia do Sul, de quem os angolanos acabam de encomendar uma plataforma marítima para exploracão de Petróleo. Virou-se para os empresarios brasileiros desse setor e perguntou o que eles estavam a fazer, que não vieram aqui oferecer as plataformas brasileiras?! Enfim, o povo ria e aplaudia, mas eu fiquei surpreso dele citar nome de países – achei que era pouco “diplomático”…

Foi ótimo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parece que Lula tinha "acordado arretado" naquele dia, nao? Ou entao tinha bebericado uma marvada antes do discurso - coisa que segundo ele, nao faz desde 1974!

Os relatos do seu pai sao muito bons. Eu tambem vi o que que estah no fotolog. Ele deveria escrever mais, Bernardo. A Africa eh um continente desconhecido da gente. Ele deve ter muitos bons relatos antropologicos para contar.

Um abraco!

Anônimo disse...

Seu Merval, a expontaneidade do Lula é que cativa. A proposito, Berna, pergunta pra Seu Merval se ele conhece Ondjaki, jovem escritor angolano que já esteve no Brasil, perguntei pra sua mãe mas ela não conhecia.
Aliás, quando Seu Merval assume a pasta de ciência e tecnologia de Angola? é só questão de tempo, rs