quinta-feira, 22 de setembro de 2005

DESABAFO

É impressionante o nível de nossos parlamentares. Temos testemunhado de forma cada vez mais descarada o descaso desta classe para com os interesses daqueles que os elegem.

A desastrada eleição de Severino há sete seis, sete meses foi patrocinado pelos mesmos que pressionaram por sua queda. Por que o elegeram, então?! Para dar uma lição no governo? Que castigo para o povo... O mesmo erro parece estar se repetindo. O PT, desarticulado, lançou o nome de Chinaglia para a Presidente da Casa. Eu acho que é uma atitude um tanto quanto desastrada, pois o partido sofre de uma perda de credibilidade dentro e fora do Congresso. Por que não, então, apoiar um membro do PSB, partido fiel ao governo e limpo desse mar de lama? Vai terminar levando à Câmara um Temer, ou um Nonô; figuras batidas dentro do Congresso que não representam mudança.

Ontem vimos duas cenas tristes, de baixíssimo nível. Ambas protagonizadas por parlamentares do P-SOL, que parecem estar fazendo política estudantil, gritando, ofendendo e acusando. Na CPI estava sentado o banqueiro Daniel Dantas, figura importantíssima para entender todo esse esquema de corrupção. Os parlamentares se mostraram despreparados para inquirir o depoente e extrair dele algo que pudesse mudar o rumo das investigações e criar manchetes nos jornais diferentes das que vimos hoje: ressaltando troca de tapas entre parlamentares. Aquela sala deve ser varrida para deixar de ser palanque para figuras pequenas que se acham grande, como ACM Neto; para figuras que só querem saber de falar do passado, como alguns governistas; e pelegos que esquecem o verdadeiro objetivo da CPI para trocar acusações sem qualquer apresentação de provas e sem o menor interesse público.

Ou seja, Dantas depôs e nada de novo surgiu... a sombra continua. Do mesmo jeito que continuam esses parlamentares, perpetuando-se no poder fazendo carreira política sem prezar pelo povo que lhes elege.

Nenhum comentário: