terça-feira, 24 de julho de 2007

"Qual é a culpa de Lula? "


É interessante comparar o tratamento dado ao acidente da TAM pela imprensa brasileira e aquele dado pela estrangeira. Recebo o e-mail de uma amiga canadense, me contando que uma amiga sua austríaca disse-lhe que tinha-se mais informação sobre esse caso lá do que aqui. Outro amigo brasileiro, que mora na França, me envia um e-mail querendo saber o que tem Lula a ver com o acidente, já que nos jornais franceses essa associação jamais é feita. Na matéria da Economist da semana passada, a revista levante questionamentos estruturais – por exemplo, o fato de ser a Infraero uma empresa pública, e para o fato de sua governança ser dividida entre civis e militares.


Aí ontem à noite recebo uma dessas correntes, repassada por um tio meu. Lá, acusa-se Lula de ser “assassino em massa”. A cobertura da imprensa brasileira, com seu viés de sensacionalismo partidarizado, leva a esse tipo de reação. Cega-nos. A imprensa brasileira nunca fez a pergunta do título - essa foi a premissa em que basearam suas matérias.


É evidente que o Governo Lula tem uma parcela de responsabilidade – a qual ele chamou para si em sua fala à nação na última sexta. Mas é verdade também que seu governo herdou um modelo de gestão, moldado no governo FHC, esquisofrênico, com múltiplas instituições e agências e ainda dividido entre civis e militares.


Que essa tragédia não nos impeça de ver que o Brasil vai melhor do que muito de nós pensamos – como afirmou, inclusive, o editorial do diário argentino La Nación.

Nenhum comentário: