terça-feira, 25 de outubro de 2005

REFERENDO

Você é:
A favor da proibição do comércio de armas de fogo (SIM)?
70.83%
Contra a proibição do comércio de armas de fogo (NÃO)?
29.17%

O resultado da enquête ilustra justamente o oposto do resultado final do Referendo. Uma pena, pois, entre nós que votamos nessa enquête, a proibição do comércio de armas e munições teria ganho e estaríamos (o Brasil) dando um novo passo, em direção a um novo caminho, por meio de uma (entre outras que deveriam seguir) nova política. Mas em democracias, nem sempre o bom senso ganha; principalmente em se tratando de uma democracia de 15 anos; uma adolescente, imatura e ainda insegura, com medo de mudanças.

Achei importante a prática de uma consulta popular. Em breve, quem sabe, estaremos votando novas idéias como obrigatoriedade do voto, aborto, união entre homessexuais, entre outros. A consulta popular provoca um debate na população sobre o tema em discussão. É um meio de fazer as pessoas pensarem; é um momento para as pessoas se posicionarem. Vejo como um exercício intelectual, embora nem sempre a idéia mais inteligente seja vitoriosa. Quem ganha, no fundo, é o povo que recebe informações, aprende a filtrá-las, processa-as de acordo com seus valores e idéias, evolui ou não, e decide, se posiciona diante daquela questão.

Há quem repudie esta consulta devido aos gastos excessivos para uma questão que não muda em nada a vida de ninguém. Primeiro, ela muda, sim. Cego e descrente é aquele que aposta na mesmice, na continuidade de tudo... cego porque não enxerga a nova direção para qual se posicionaria a Nação; e descrente porque não acredita que mudará e, por isso, prefere manter as coisas como estão. Com relação aos gastos, acredito que, mais na frente, possamos fazer um referendo com mais de uma pergunta, otimizando o dinheiro gasto em informar a população.

Enfim, o povo brasileiro tem debatido muito mais nos últimos 3 anos do que em muito tempo: Reforma Previdenciária, Reforma Universitária, Conselho Nacional de Jornalismo, Reforma Política, Desarmamento, Transposição do Rio São Francisco. Não há nada mais enriquecedor para o cidadão do que o debate inteligente, do que a injeção de informação em nossas cabeças.

Fico no aguardo de mais um referendo... pois, apesar da derrota pontual, não há vitória maior do que fazer todos pensarem e se posicionarem.

Um comentário:

Anônimo disse...

diogo, gostei do texto.
abração,
johnny