quinta-feira, 18 de agosto de 2005

Rogério disse...
Espero que a riqueza deste blog consista não só da qualidade das coisas que são ditas e, também, de sua diversidade. Por mais iguais que certas posições possam ser, há sempre detalhes vistos por uma pessoa e ignorados por outra que apenas enriquece a reflexão e o debate.
É com esse objetivo que, desta vez, eu peço licença ao companheiro Rogério para publicar na página principal do blog sua opinião à respeito dos eventos recentes envolvendo o sistema político brasileiro. Segue o que Rogério disse sobre o texto 'Em defesa do PT':

"'Também é o PT, até por ser o único partido de fato nesse país, o mais transparente (alguém sabe quem é o presidente e secretário de algum outro partido?)." TRANSPARENTE? Como assim? E quem sabia quem era o todo poderoso Delubio Soares antes desse escandalo todo vir a tona? Quem sabia quem era Marcos Valerio, que vai a Portugal como assessor da presidência? E que sustenta o PT, pagando até contas particulares do presidente (O Lula atribuiu a esse fato a um "erro contábil" e encerrou o assunto...). O PT sempre foi tao combativo quando oposição, a ponto de fritarem, por exemplo, o Eduardo Jorge ( O Dirceu confessou publicamente que sabe de sua inocência) e, se tivesse denúncias mais fortes na época de FHC, de fato as teriam feito, ora bolas! Agora vem a tona mais uma mentira do PT, de que o "financiamento caixa2 das campanhas" vinha de empréstimos do Banco Rural. EMPRÉSTIMOS? Maquiagem pura! Eram doações não computadas, depositadas nas contas do PT do Banco Rural da Ilha da Madeira! Lavagem de dinheiro descarada! E o Dirceu diz pro Brasil todo que nao sabia de nada!E vai o Lula se passar agora por TRAÍDO? Você acha que ele não sabia tudo que o Delubio e o Dirceu faziam? E se, por absurdo ele nao soubesse de nada, ele continuaria igualmente responsavel por TUDO, repito TUDO que os petistas, dentro ou fora do governo, aprontaram. Simplesmente porque ele foi eleito presidente para GOVERNAR e nao para IGNORAR tudo que se passava na sala ao lado da dele! Porque você não fala no blog sobre o emprestimo que o PT fez ao Lula e que o Marcos Valerio saldou? E sobre fato do filho do Lula ter uma empresa bancada pela Telemar? E sobre o cartão de crédito do filho do Lula, com fatura em 2004 de mais de 150mil, pagos pela DNA do Marcos Valerio?E nosso presidente, que nunca na vida gostou de trabalhar, está agora mais distante do planalto do que nunca, preocupado em continuar sua tática Chavista, iludindo os humildes, de que "As Zelite" tao querendo derruba-lo... Patetico, deploravel, deprimente, repugnante...Sem querer me apoderar de clichês, mas o piro cego é aquele que nao quer enxergar... Você, que votou no PT, foi enganado, traído. O Lula não!"

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom alguém com opinião discordante da nossa, mais um no côro uníssono da grande maioria. O Sr. Rogério de tão afetado nos seus comentários até não consegue digitar direito. Para quem quer que seus argumentos sejam levados a sério, coisas como "nosso presidente que nunca na vida gostou de trabalhar" demonstram o nível do ranço anti-Lulista/anti-Petista de quem está falando. Como a grande parte dos brilhantes jornalista que desfilam nas tvs e jornais brasileiros, o Sr. Rogério já transformou denúncia em prova, já julgou e condenou. O Caso de filho do Lula é exemplar: Fábio Lula já trabalhava há muito com games, tanto que antes do governo do seu pai, produzia um programa para Tv Bandeirantes(antes do governo Lula)em que a audiência no horário subiu de 1 para 7 pontos, o que valorizou muito a empresa que produzia o programa. A Telemar se associou a empresa de Fábio Lula com muitas outras por interesses de mídia eletrônica, já Pedro Henrique (filho de FHC) fundou uma empresa de consultoria no início da Era FH para "fazer contatos" com o pai, durante a presidência, no fim de 2003 a empresa faliu. Isso a VEJA, A FOLHA DE SP, o Jornal da Band não diz: dois pesos e duas medidas.
O Sr. Rogério reitera o denuncismo do momento, é uma réplica do Roberto Jefferson em miniatura. Transforma o que meia dúzia da imprensa oligárquica brasileira diz em verdade absoluta. Ou seja, é tudo preto e branco, difuso, assim o mais importante é conquistado: sangrar a esquerda que alcançou o poder, para nunca mais retorne. O interesse é simples banir a esquerda (aquela que têm algum poder) da vida política brasileira.
Ninguém em sã consciência dexaria de reconhecer que líderes do PT, da cúpula do partido, cometeram erros graves e inaceitáveis, contudo esses erros não são suficientes para jogar todo partido, toda bancada na latrina, os quase 1 milhão de filiados que fazem o partido.
A militância altruísta de que eu falo(da qual eu não posso me dizer parte, pois nunca trabalhei efetivamente em nenhuma campanha) é aquela que muitas vezes não é sequer filiada, mas faz campanha de graça( diferente do PFL, PSDB e afins que pagam, como é público e notório para aqueles que nela trabalham) inclusive gasta do próprio bolso na compra de material de propaganda; é uma militância que se filia as idéias e projetos políticos do partido, sem achar que o partido é uma casa de anjos, onde todos são perfeitos e altruístas, mas sim sabendo que a fora o jogo político, o partido é o único na história recente do Brasil que sempre esteve ao lado de movimentos sociais e populares do Brasil.
Esse maniqueísmo que o Sr. Rogério reitera só funciona para quem esta acostumado a unilateralidade, ou seja, quem nasceu e foi criado numa ditadura.
Diferentemente do Sr. Rogério que não consegue esconder seu ódio - quase visceral - pelo presidente e pelo PT, acho que se trata de um momento de reflexão, de trasformação do partido e, pelo menos em parte, do processo político brasileiro. PSDB e PT tem idéias programáticas semelhantes, mas histórias políticas bem diferentes, todavia acho ótimo que possamos discutir sem precisar pegar em armas para ver quem esta falando a "verdade".