domingo, 28 de junho de 2009

Relatos de Brasília - 4

Vou postar aqui, pra deixar registrado, os relatos dos meus primeiros meses em Brasília, enviados por e-mail para amigos e familiares antes da existência desse blogue.


janeiro - 2005........

Wed Jan 26, 2005 3:46 pm

Olá pessoas.

Finalmente vos escrevo. Esse mês foi de lascar. Como sabia que iria
passar o período do carnaval em Recife, estudei pra caramba pra curtir
as festas e relaxar, sem peso na consciência. Resultado: estou cansado
que só, às vezes acho que meu cérebro vai dar tilt. Mas por outro lado,
existe a perspectiva de que o concurso só aconteça lá pra Junho. Ou
seja, posso ficar mais tranqüilo e terei oportunidade de ler mais
coisas. A bibliografia é monstra, e se as provas fossem agora em Março,
eu não teria lido nem um terço do recomendado. Pelo menos agora, com
esse provável adiamento, poderei pelo menos atingir um terço da
leitura.

Boa parte do mês foi tomada pela polêmica do Inglês, que ocupou páginas
de jornais, minutos de telejornais, capas da revista, linhas valiosas
de colunas de articulistas que aparentemente estavam sem assunto para
falar. Ô polêmicazinha bêsta! Um bando de gente desinformada falando
qualquer besteira para ocupar espaço. O diplomata, dono do meu
cursinho, prevê que este ano, por conta dessa exposição exacerbada na
Imprensa, terá um número recorde de concorrentes. Há previsões, no
Itamaraty, que passe dos 10,000 o número de candidatos. Muitos dos
quais, aliás, enganados pela falsa idéia, propalada pela Imprensa, de
que o concurso "está mais fácil". Vão pagar 100 reais de inscrição e
vão quebrar a cara.

Pra vocês terem uma idéia, esse foi o grande acontecimento do mês!
Hahaha... Meu cotidiano é extremamente previsível. Ah, houve uma
mudança. Parei de comer pastel com caldo, por R$ 1,00, na Rodoviária,
devido a apelos pela minha própria saúde. Geralmente, agora tomo um
suco de laranja com pão de queijo, e às vezes acompanhados de um
capuccino, quando o cansaço tá grande - aliás, esse é um novo hábito,
tomar capuccino. Às vezes tomo até dois por dia! Enfim, do café, no
Conjunto Nacional, pego o ônibus até o Senado. Lá, fico até umas 18h.
Volto pra Rodoviária e de lá ando até o Brasília Shopping, onde faço um
lanche e sigo pro meu curso, que acaba às 22h. Chego em casa morrendo
de sono. Nesse mês, todos os fins de semana fui no sábado, depois da
aula de Direito, pra casa de Vanessa (prima do meu pai). Prefiro passar
o fim de semana lá, porque não fico sozinho na minha kit submobiliada.

Nos domingos, geralmente, vou ao cinema. Esse mês vi "O
Grito", "Alexandre", "Entreatos" e "Desventuras em Série". Este último
é muito engraçado, o elenco é genial e os diálogos espertos (Fiquem até
o final, porque a animação dos créditos é massa e conta a história dos
personagens). E "Entreatos" é obrigatório para qualquer um que queira
entender o Brasil hoje. É uma aula de Ciência Política e de História do
Brasil. "O Grito" é igual ao outro filme desse diretor, "O chamado". E
dá um medo danado -- ainda mais porque depois tive que voltar andando,
à meia-noite, pra minha kit, pela selva de concreto deserta que é esta
cidade.

Fim de semana passado fiz um passeio turístico. Fiz o tour no Palácio
do Planalto. Foi muito interessante ver onde as decisões do Governo são
tomadas, onde os chefes-de-Estado são recebidos, onde as reuniões do
primeiro escalão acontecem, como é o gabinete de Lula (tem a TV dos
meus sonhos lá... E tem um mapa-múndi lindo).

Semana que vem chego aí, bem no dia do aniversário do meu irmão, e no
dia que também chega João. Duas coincidências muito felizes. Devo ficar
até Março. Quando voltar, pretendo cuidar mais do meu conforto aqui.
Como achava que as provas já seriam a partir de Março, não comprei nada
pra me proporcionar algum conforto. Os três móveis mais a mini-TVzinha,
todos, foram emprestados por Vanessa. Em Março vou mudar isso. Preciso
de espelho, saboneteira, estantes, almofadas, som... Quero tornar meu
lugar mais meu lugar e não apenas um lugar pra se dormir, que é o que é
até agora.

Estou ansioso pra chegar logo aí, depois desse mês extenuante estava
mesmo precisando disso. Também estou curioso pra receber meus "pais de
intercâmbio" (razão pela qual estou indo pra Recife), que pela primeira
vez estão indo conhecer o Recife (e o Brasil). Passarei uns 4 dias só
de guia, tentando mostrar o que essa cidade tem de melhor, escondendo
as coisas muito feias (espero não ver nenhum tiroteio!), e tentar fazê-
los entender como é que pode essa cidade ser tão querida!

Também devo fazer um curso de Português nesse meu mês aí.
Tradicionalmente, essa é a matéria decisiva -- e com as mudanças este
ano, a disciplina teve seu peso aumentado. Preciso estar craque em
análise sintática.

Todos se cuidem, fiquem bem e espero encontrá-los quando chegar aí. Até
breve.

Um abraço,
bernardo

Um comentário:

jorge disse...

Berna, muito legal ler esse teus relatos... principalmente porque eu naos os recebi na ocasiao... vou continuar lendo os outros