segunda-feira, 4 de julho de 2005

PT X Governo
Partidos oposicionistas e eleitores preconceituosos e desinformados aproveitam a crise do governo para culpar aqueles que queriam ver o PT no governo. É difícil fazê-los crer que não se trata de uma crise do governo e, sim, partidária .
Sim, o PT é o partido de sustentação do governo, porém, nunca deixou de criticá-lo e confrontá-lo quando havia necessidade de debate. Afinal, ser partidário é isso: debater, confrontar, argumentar para, no final, consensualizar.
O PT tem mais a cara de pessoas como Cristóvam Buarque, Paulo Paim, Chico Alencar, Raul Pont, Jorge Viana, Tião Viana; do que de pessoas como José Dirceu, José Genoíno, João Paulo Cunha, Delúbio Soares, Luiz Gushiken. Esses últimos são a cúpula do partido e, em nome de todos e contra muitos, tomaram decisões estranhas, fizeram acordos mal-assombrados e colocaram em jogo a imagem do Partido dos Trabalhadores.
Uma mexida no governo não é a única necessidade, hoje. O PT, também, deve renovar-se se desfazendo dessa sua cúpula (Genoíno, Delúbio, Silvio, entre outros da executiva) que tanto negociou em nome do partido sem nunca ter posto na mesa para todos a forma como andavam atuando.
Tenho que concordar com o deputado Roberto Jefferson: o problema está no PT; mais especificamente na cúpula petista. E, sabendo disso, o presidente deve afasta-la do núcleo de decisões do governo.
Já estão falando da renúncia de Genoíno da presidência do partido. Em seu lugar: Raul Pont. Bom sinal. Vamos ver o que acontece essa semana com a reforma ministerial...

4 comentários:

Anônimo disse...

É Diogo, a cúpula do PT se perdeu nas entranhas do poder,as eleições do partido vem aí, e o PT Nacional pode deixar de ser menos paulista e passar ser mais, realmente, Nacional. Contudo, acho muito prematuro a crucificação dos líderes paulistas. Acredito que deve-se estabelecer uma visão clara entre o PT e sua cúpula, coisa que a grande imprensa não faz e aproveita a situação para desmoralizar a história e o ideais do partido, que ela - digo VEJA, FOLHA SP, ESTADO SP, JB, entre outros - sempre combateu. ideologicamente

Anônimo disse...

Ae Diogo,se vc estiver lendo os meus posts, dê um sinal.

Anônimo disse...

Esqueci de colocar meu nome!

Anônimo disse...

diogo, tá massa esse teu blog. parabéns.
outra coisa que vc deveria mencionar, é preciso geografizar essa crise - ela é do PT de São Paulo. Isso é importante.