segunda-feira, 4 de julho de 2005

Timemania X Realidade
A MP da Timemania é um mecanismo para salvar os clubes de futebol brasileiros. Para salvar do quê? Será a dívida o único motivo para o futebol estar na situação em que se encontra? Por que eles estão endividados? Onde é que o governo está mexendo, estruturalmente falando, ao criar essa nova loteria?
A sua criação é interessante porque de fato a MP cria receitas para os clubes, porém, ela o faz tirando dinheiro dos mais pobres, pois são eles quem, em sua maioria, participam de loterias. O governo deveria se preocupar em criar novas formas de gerar receita para clubes e, também, em monitorar a forma como as receitas repassadas para os clubes são administradas. O principal problema, portanto, não chega a ser combatido.
Afinal, o maior problema dos clubes, antes das dificuldades financeiras, é o tipo de gestão, os dirigentes de clubes e entidades. Essas pessoas devem ser cobradas quanto a sua gestão e sobre a forma como gastam seus recursos. Trata-se de dinheiro público e o governo deve acompanhar seu uso e cobrar desempenho gerencial para os que recebem.A indústria do futebol é rica e, no Brasil, tem um potencial de crescimento ainda muito grande. A criação da Timemania é uma ação imediata para salvar os clubes em curto prazo. E mais adiante, como é que fica? Se potencial do futebol continuar sem ser eficazmente explorado e se ele continuar a ser gerido politicamente, passaremos o tempo todo a criar novas loterias para salvar os clubes de suas crises, então, permanentes. O buraco é mais embaixo...

Nenhum comentário: